Treinamento para parteiras tradicionais, Guna Yala-Panamá, maio de 2024

A Diretoria de Assuntos de Saúde Indígena do Ministério da Saúde do Panamá está desenvolvendo um processo de fortalecimento de competências para parteiras empíricas nas áreas indígenas do país, com o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil. Em coordenação com as autoridades tradicionais de todos os territórios e comarcas indígenas do país, com o pessoal de saúde das Regiões de Saúde e com parceiros estratégicos como o Banco Mundial, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), foram atualizados os conteúdos teóricos e práticos do “Manual do Facilitador de Parteiras”.

Foram realizados workshops de treinamento com foco no desenvolvimento de competências, para que as parteiras possam assistir aos partos com melhores habilidades e incorporar elementos interculturais ao processo.

As mulheres de comunidades indígenas com menos acesso a serviços de saúde terão parteiras qualificadas, treinadas, equipadas e vinculadas ao sistema de saúde, com as habilidades necessárias para atender a partos iminentes e prestar atendimento inicial a complicações obstétricas graves. Essas parteiras poderão fornecer cuidados básicos enquanto as pacientes são encaminhadas ou transferidas para unidades de saúde, onde receberão os cuidados obstétricos essenciais de que precisam.

Leia mais: https://www.minsa.gob.pa/direccion/direccion-de-asuntos-sanitarios-indigenas

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial