Como utilizar os Mapas de Evidência?
Os mapas de evidências apresentam uma visão geral e uma síntese gráfica das evidências sobre intervenções de sistemas médicos e métodos terapêuticos MTCI para problemas de saúde específicos (desfechos). Os mapas são elaborados em um processo que envolve uma busca sistemática de documentos nas principais bases de dados, seleção dos estudos de acordo com os critérios de inclusão e subsequente caracterização.
É desenvolvido em uma plataforma on-line interativa que permite aos usuários identificar as evidências mapeadas. Nas células da matriz, os círculos localizados nas intersecções entre as intervenções e os desfechos representam os estudos identificados. O tamanho do círculo representa o volume de estudos. A cor dos círculos representa o nível de confiança (alto, moderado, baixo, criticamente baixo) de acordo com uma qualificação metodológica dos estudos incluídos no mapa. Os estudos de revisão são avaliados usando a ferramenta AMSTAR2 (Measurement Tool to Assess Systematic Reviews). Quando o mapa inclui revisões e estudos primários, a classificação do nível de confiança é predefinida de acordo com os tipos de estudo.
Ao passar o cursor sobre um círculo se exibe uma lista dos estudos que a referida figura representa. Os links para esses estudos levam aos textos completos (se disponíveis abertamente) ou aos registros em uma base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). É possível filtrar as evidências por tipo, país, efeito (positivo, negativo) e população.